História e linhagem do Choy Lay Fut

Embora conhecido como um estilo do sul, Choy Lay Fut (蔡李佛) kung fu tem suas origens em ambos os estilos, tanto Norte quanto Sul da China. O fundador do sistema, Chan Heung (陳 享), teve três professores, dois do Sul e um do Norte. Choy Lay Fut é um dos poucos estilos de kung fu que é fortemente influenciado por ambos Norte e Sul, combinando as técnicas de braço longos do Sul com o trabalho de pernas ágeis que caracteriza as artes marciais do norte da China.

Choy Lay Fut (蔡李佛) foi fundada em 1836 por Chan Heung (陳 享), um artista marcial bem conhecido e altamente qualificado desse período. Também conhecido como Din Ying (典 英) e Daht Ting (逹 庭), Chan Heung nasceu em 23 de agosto de 1806, no vilarejo de King Mui (京 梅) (Jing Mei), uma aldeia de San Woi (新 會) (Xin Hui) distrito de Guangdong (廣東) província. Sua carreira de artes marciais começou aos sete anos, quando ele foi morar com seu tio, Chan Yuen Woo (陳遠 護). Yuen Woo era um boxeador famoso do templo lendário Shaolin em Fujian (褔 建), China. Com Chan Yuen Woo, Chan Heung aprendeu a arte da Southern Shaolin kung fu, e tornou-se tão proficiente em que por quinze anos era capaz de derrotar qualquer adversário de aldeias vizinhas. Até o momento ele chegou ao seu décimo sétimo ano, Chan Heung estava pronto para assimilar mais habilidades marciais. Então Chan Yuen Woo-o levou para Li Yau-San 李 友 山, colega sênior de Yuen Woo do templo Shaolin do Sul. Chan Heung passou os próximos quatro anos aperfeiçoando seu kung fu sob os a tutela de Li Yau-San.
Era evidente para Li Yau-San 李 友 山 que depois de apenas quatro anos de treinamento, Chan Heung foi novamente pronto para passar para níveis mais elevados. Em dez anos, ele já tinha atingido um nível de kung fu igual ao que Chan Yuen Woo e Li Yau-San levaram 20 anos para atingir. Então Li Yau-San sugeriu que Chan Heung treinasse com um monge de Shaolin que vivia como um recluso na montanha Lau Fu 羅浮 山. O único problema era que o monge, Choy Fook 蔡 褔, já não desejava ensinar artes marciais. Ele só queria ser deixado em paz para cultivar o budismo. Percebendo que alcançar o seu maior potencial no kung fu significava encontrar o monge e tornando-se seu discípulo, Chan Heung partiu em uma longa viagem até a montanha Lau Fu.
Choy Fook era um monge budista cuja cabeça tinha sido queimado seriamente quando ele fez os votos budista e tinha curado com cicatrizes feias. Isto deu-lhe o apelido de "Monge cabeça ferida 爛頭 和 尙." Armado com esse conhecimento, Chan Heung procurou a qualquer pessoa na montanha Lau Fu que pudesse ajudá-lo a encontrar Choy Fook 蔡 褔. Por fim, ele localizou o monge, e entregou-lhe uma carta de recomendação de Li Yau-San 李 友 山. Depois de esperar pacientemente para ser aceito como discípulo de Choy Fook, ele ficou chocado quando Choy Fook recusou. Depois de muito implorar de Chan Heung, Choy Fook concordou em levar o jovem como um estudante, mas só para estudar o budismo. Então, Chan Heung estudou budismo durante muitas horas por dia com o monge da cabeça cheia de cicatrizes, e praticou suas artes marciais por ele mesmo, até tarde da noite.
Certa madrugada, Chan Heung 陳 享 estava praticando seu kung fu, chutando um pesado arbusto de bambu e chutando pedras, em seguida, quebrando-os em pedaços antes de cair no chão. De repente, o monge apareceu e perguntou-lhe se isso era o melhor que ele podia fazer. Chan Heung ficou chocado quando Choy Fook 蔡 褔 apontou para uma grande rocha com peso superior a 30 kg e disse-lhe para chutá-la. Apoiando-se, Chan Heung exerceu toda a sua força quando seu pé bateu na rocha, enviando-o pouco mais de doze metros de distância. Em vez de dar o elogio esperado, Choy Fook colocado seu próprio pé sob a rocha pesada e sem esforço impulsionado pelo ar. Chan Heung ficou muito surpreso com esta demonstração de "superpotência". Mais uma vez, ele implorou Choy Fook para levá-lo como um discípulo de artes marciais. Desta vez, o monge concordou, e durante oito anos Choy Fook ensinou Chan Heung tanto o caminho do budismo e da forma das artes marciais.
Quando tinha vinte e nove anos, Chan Heung 陳 享 deixou o monge e voltou para a aldeia King Mui, onde passou os próximos dois anos revisando e refinado  tudo o que ele tinha aprendido com Choy Fook. Chan Heung já tinha desenvolvido um novo sistema de kung fu. Em 1836, ele estabeleceu formalmente o sistema Choy Lay Fut, nomeando-o em honra de dois de seus professores, Choy Fook 蔡 褔 e Li Yau-San 李 友 山, e usou a palavra Fut 佛, o que significa "Buda" em chinês, para prestar homenagem a seu tio, Chan Yuen Woo 陳遠 護, e para as raízes de Shaolin do novo sistema. Chan Heung criou uma escola de artes marciais no templo de família de sua aldeia para ensinar o novo sistema. Como sua reputação se espalhou, centenas de pessoas de aldeias vizinhas vieram aprender Choy Layi Fut. Pouco depois de Chang Heung estabelecer a sua nova escola, A Guerras do Ópio eclodiu na China. Como muitos outros chineses fiéis, Chan Heung ingressou no exército em Cantão para lutar contra os invasores britânicos. Após a derrota da China, em 1842, ele voltou para casa para sua família.
A corrupção política a partir de dentro da dinastia Ching 清朝 e a Manchuria controlada  tinha contribuído para a derrota da China. Entre 1847 e 1850, muitos líderes chineses formaram sociedades secretas para combater as forças do mal do Ching 清朝. Sob a liderança de Hong Xiu-Quan 洪秀全, a Triad rebelião eclodiu contra as forças imperiais em Guangxi 廣西. Rebeldes de Hong derrotou as tropas do governo em 1850 e para as próximas duas décadas o Tai Ping Guo Tian 太平天國 governou a China. Durante a rebelião, os seguidores de Chan Heung pediu-lhe para se juntar à revolta. No entanto, ele era um budista devoto e evitado o caminho da violência. No entanto, ele continuou a treinar seus seguidores no caso surgiu a necessidade de fazer a batalha contra os governantes corruptos Ching.
Quando o exército imperial tentou recrutar homens da sua área para lutar contra as forças rebeldes, Chan Heung 陳 享 deixou sua casa em King Mui com sua esposa e dois filhos. Finalmente forçado a participar ativamente dos desnecessários combates e destruição, ele montou muitas escolas de Choy Lay Fut 蔡李佛 no sul da China para espalhar ideias revolucionárias contra os manchus. Ele deu a seus seguidores um sinal especial para futuras reuniões do campo de batalha: Quem quer que pertencia ao sistema Choy Lay Fut clamariam "Wak" quando empurrando com a mão em garra tigre, "Dik" ao chutar, "Yak '' ao colidir com o punho ou palma, "Ha" ao colidir com (chui tsop e tsang jeung, e "Hok" para as greves bico guindaste). Estes são os originais cinco sons de Choy Lay Fut.
Quando o Tai Ping Guo Tian 太平天國 sucumbiu em 1864, Chan Heung 陳 享 deixou a China. Aos cinqüenta e nove anos de idade ele se tornou o professor de artes marciais da associação da família Chan no exterior. Ele ficou quatro anos no exterior, e em seguida, voltou para casa em King Mui, onde ele foi capaz de ver o seu próprio sistema de kung fu ficar enorme e popular em todo o sul da China. Em 20/08/1875, com a idade de sessenta e nove, Chan Heung morreu. Ele foi enterrado em sua amada aldeia King Mui. Mas sua memória vive, perpetuada no sistema de kung fu que ele estabeleceu.
Após a morte de Chan Heung, seu legado o Choy Lay Fut 蔡李佛 passou para seus dois filhos, Chan On-Pak 陳安伯 e Chan Koon-Pak 陳官伯. Chan On-Pak, nascido em 1845 e o mais velho dos dois irmãos, parecia e tinha a natureza delicada de um estudioso. Sua especialidade era a lança. O controle da lança de Chan On-Pak era tão avançada que ele ganhou o apelido ainda "Cheung Ng Mui Fa" 一槍 五 梅花 ou "Lança das 5 pétalas da flor de ameixa." Em 1894, dois estudantes de Chan On-Pak, Cheng Si-Leung 鄭士良 e Chan Siu-Bak 陳少 白, ajudou as forças revolucionárias do Dr. Sun Yat-Sin 孫逸仙 lutar contra a dinastia Ching e estabelecer as bases da República da China.
O filho mais novo, Chan Koon Pak, deixou King Mui para se tornar um comerciante na cidade de Jiangmen 江門 市, onde sua fama como um artista marcial se espalhou rapidamente. Ele logo não tinha tempo para gastar como comerciante e dedicou todos os seus esforços de ensino Choy Lay Fut. Chan Koon Pak depois, criou um grande centro de treinamento de Choy Lay Fut em Guangzhou 廣州.
Chan Heung tinha dezoito discípulos originais de Choy Lay Fut 蔡李佛, conhecido como os dezoito Lohan 十八 羅漢. Em 1848, o original dezoito começou ramificando-se para ensinar Choy Lay Fut em todo o sul da China. O primeiro discípulo a ensinar Choy Lay Fut fora de King Mui foi Lung Ji-Choi 龍 子 才, que abriu uma escola de kung fu na cidade de Xunzhou 潯 州 na província de Guangxi 廣西 . Logo depois, Chan Din-Fone 陳 典 桓 iniciou a primeira escola Hung Sing Choy Lay Fut em Fut San 佛山 (Foshan). Outro dos originais dezoito discípulos que promoveram o novo sistema de kung fu foram: Chan-Din Yao 陳 典 尤 em Nan Hai 南海; Chan Dai-Yup 陳 大 揖 em Guangzhou 廣州; Chan Din-Cante 陳 典 承 em Zhongshan 中山; Chan Mau-Jong 陳 謀 莊 em Panyu 番禺; Chan Din-Bong 陳 典 邦 em Dong Guan 東莞; Chan Wai-Din 陳 典 惠 em Kaiping 開平; Chan Din-Jen 陳 典 珍 em Taishan 台山; Chan Sun-Dong 陳 孫 棟 em Enping 恩平; Chan Din-Dak 陳 典 德 em Heshan 鶴山; Chan Wai Dai-陳大威 em Zhaoqing 肇慶; Chan Sing-Hin 陳 承 顯 em Xinhuicheng 新 會 城; Chan Yu-Yin 陳燕瑜 em Jiangmen 江門. E tarefas admiráveis ​​foram realizadas por Chan Dai-Cante 陳大成, Chan Din-Seng 陳 典 勝, Chan Mau-Wing 陳 謀 榮, e Chan Din-Gung 陳 典 拱, que ensinaram Choy Lay Fut por vinte e seis aldeias nas regiões da aldeia de King Mui 京 梅.
Em 1867, Chan Heung 陳 享 enviou seu estudante, Jeong Yim 張炎 para Fut San 佛山 (Foshan) para assumir a escola estabelecida originalmente por Chan-Din Fone 陳 典 桓 em 1848. Eventualmente, Jeong Yim ficou conhecido como o "pai do Hung Sing Choy Lay Fut" em Fut San.
Pensa-se que existem duas escolas de Choy Lay Fut: Hung Sing 洪 勝 e Bak Sing 北 勝, e que há dois representantes da escola Hung Sing. Durante a revolução de meados dos anos 1800, a Lua 洪門 Partido Hung representadas todas as facções revolucionárias, incluindo representantes Choy Lay Fut. Escolas Choy Lay Fut tinha um slogan segredo durante estes tempos: "Hung 洪 Ying 英 Ji 至 Cante 聖; Ying 英 Hung 雄 Asa 永 Cante 勝." Isso se traduz como: ". Heróis do Partido Hung são superiores; Heróis sempre ganhar" Os seguidores de Chan Heung aprovou duas palavras do lema como suas senhas secretas "Hung Cante 洪 勝", que significava "Hung Partido ganha." Mas, porque era muito perto do nome Hung Festa da Lua proibido, eles mudaram para um outro slogan que soa o mesmo que Hung Cante 鴻 勝, mas significa "ganso vencedora."
Enquanto isso, o Fut San Choy Lay Fut Escola de Jeong Yim 張炎 tinha o nome de "Hung Cante Kwoon 鴻 勝 舘" (usando o "Hung", que significa ganso). Alguns de seus alunos começaram a se referir a ele como Jeong Hung Cante 張鴻勝. No momento em que sua escola tinha desenvolvido uma terceira geração de alunos, o verdadeiro significado de "Hung Cante" tinha sido perdido, e seus alunos de terceira geração acreditavam que ele era o fundador de um tipo de Choy Lay Fut conhecido como Hung Cante Choy Lay Fut . Para esclarecer a questão, o filho de Chan Heung, Koon-Pak 官 伯, mudou o nome Hung 鴻 Cante a um Hung diferente 雄 que significa "forte". A partir desse momento, as escolas Choy Lay Fut na área King Mui de Koon Pak si designado com o slogan Hung Cante 雄 勝, significando "Ganhar Strong", enquanto os Fut San escolas mantiveram sua "galinha vencedora" lema Hung Cante 鴻 勝. Portanto, a crença de que existem duas escolas Hung Cante Choy Lay Fut.
O Bak Sing 北 勝 Choy Lay Fut 蔡李佛 pode ser rastreada até Jeong Yim 張炎 em Fut San. Jeong Yim tinha três estudantes principais. Um deles foi Lui Chaun 雷 粲, que tinha um aluno chamado Tam Sam 譚 三. Tam Sam tinha uma escola Choy Lay Fut em Guangzhou, em um distrito chamado Siu Bak 小 北 (que se traduz como "pouco ao norte"). Sua escola tinha o nome Siu Bak Hung Sing Choy Lay Fut Club. Esse nome era longo demais para ser falada confortavelmente, por isso foi mudado para Bak Sing Choy Lay Fut em homenagem ao seu professor, os alunos da Tam Sam se referiram como Bak Sing de Choy Lay Fut.

left show fwB b01s bdt|left tsN uppercase fwB|left fsN normalcase fwB hide|bnull||image-wrap|news fwB tsN fwR tsY c05 b02ns bsd|normalcase fwR b02ns bsd fsN|b01 c05 bsd|login news fsN|normalcase fsN fwR tsN|b01 normalcase bsd c05|content-inner||b02ns bsd